quinta-feira, 7 de junho de 2012

Pensa que acabou?


LEITURA : UM MUNDO ALÉM DAS PALAVRAS.
A publicação que você tem em mãos se propõe a unir os fundamentos pedagógicos do Ler e Pensar às experiências práticas adotadas por professores em diversos níveis e contextos escolares, montando uma  instigante arquitetura exploratória de possibilidades educacionais. 
Para conduzir e amarrar os universos da academia e da escola, facilitando o diálogo entre a perspectiva pedagógica e a relevância social, a obra foi dividida em oito capítulos: alfabetização e Letramento, Apropriação da Leitura Crítica, Práticas de Leitura no Ensino Fundamental, Literatura Infantil e Contação de História na Escola, Leitura Significativa e Contextualizada, Práticas de Leitura na Comunicação e na Educação, Leituras e Literatura na Escola e Ciberleitura.
Quem acredita que o jornal é um suporte pedagógico útil apenas nas séries finais do Ensino Fundamental precisa conhecer o trabalho da professora Elenice da Cruz Gonçalves com alunos do primeiro ano.
Atuando na Escola Rural Municipal Santa Bárbara de Cima, no município de Palmeira, Elenice criou um método simples e lúdico de trabalhar com o jornal e fazer com que seus alunos pudessem compreender, na prática, a importância da leitura como fonte de conhecimento.

A atividade – que consiste na leitura diária de uma notícia publicada no jornal, seguida de um momento de conversação no qual os alunos são estimulados a opinar sobre o texto lido, fez com que todos pudessem tirar dúvidas, aprender juntos e refletir sobre notícias importantes que já tinham tido contato pela televisão ou rádio.Ao final de cada atividade, os alunos têm o direito de regar a cabeça do “Boneco do Conhecimento”, um brinquedo ecológico confeccionado pelas próprias crianças que, quando molhado, fazia brotar as sementes colocadas em seu interior . “Usei o Boneco para fazer uma analogia entre o crescimento das plantas e o do conhecimento das pessoas”. Disse aos alunos que, assim como as plantas precisam de água para brotar e crescer, o conhecimento precisa da leitura e da informação para se desenvolver. “Cada leitura que fazemos é como se estivéssemos regando o nosso conhecimento. Ele vai crescendo, fazendo com que fiquemos diferentes, na prática O “Boneco do Conhecimento” nada mais é que uma cabeça confeccionada com uma meia fina feminina, areia, sementes de alpiste, dois botões e um pequeno pedaço de feltro vermelho. A cabeça é feita de meia e preenchida com uma mistura de areia e sementes de alpiste que, quando regadas, começam a brotar. Os botões fazem às vezes dos olhos e o feltro, de boca. A cada texto lido em sala, as crianças regam a cabeça do boneco e a analogia está no crescimento da planta com o crescimento do conhecimento. 

Boneco do Conhecimento Professora:
Elenice da Cruz Gonçalves
Instituição: Escola Rural Municipal
Santa Bárbara de Cima

http://www.institutogrpcom.org.br/projetos

Nenhum comentário:

Postar um comentário